Fortuna Critica

Produções Cientificas.

Oliveira Silveira motiva produção científica sobre sua vida e obra.
por Sátira Machado  

 

Oliveira Silveira já era estudado em vida, mas após sua morte em 2009, novas produções vêm ganhando espaço, principalmente nas Universidades.  Majoritariamente, as pesquisas sobre Oliveira Silveira são sobre sua arte literária e seu ativismo político, que desdobrou-se na inclusão do dia 20 de novembro no calendário escolar oficial do Brasil, como Dia Nacional da Consciência Negra, conforme a Lei Federal 10.639/2003 . Mas as pesquisas podem ir além da poesia e da militância de Oliveira Silveira. Que tal reconstruir as faces de Oliveira Silveira rosariense, jornalista, estudante, professor, historiador, teatrólogo/dramaturgo, desenhista, pintor, curador, músico, compositor, clubista, escritor, clubista e muito mais? Confira algumas publicações, a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BOEIRA, Eloisa Elena Prates. PELO ESCURO: a poesia afro-brasileira de Oliveira Silveira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2014.
CARDOSO, Anelise Silveira. A geografia e as poesias de Oliveira Silveira como um instrumento identitário de alunos negros do programa trajetórias criativas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
DANTAS, Elisalva Madruga. A negritude poética do gaúcho Oliveira Silveira. Universidade Federal da Paraíba, 2006.

Mesmo não dedicando-se exclusivamente a estudar a vida/obra de Oliveira Silveira, as produções científicas - a seguir - citam o ativista Oliveira Silveira, principalmente por sua trajetória  na construção do Dia Nacional  da Consciência Negra Brasileira - 20 de novembro.

PEREIRA, Lúcia Regina Brito. Cultura e Afrodescendência: organizações negras e suas estratégias educacionais em Porto Alegre (1872-2002). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. (Depoimentos de Oliveira Silveira).
Possui alguma produção cientifica que inclua Oliveira Silveira ?